25 de agosto de 2005

Las Barracas

O verão é diferente, é especial, suscita-nos a vontade de fazer coisas que nas outras estações não pensamos em fazer.
Não me parece justo que fique por referir o tema "aluguer de barracas e afins utensilios nas praias portuguesas"... É fenomenal a capacidade de adaptação dos povos. E os portugueses não escondem a sua origem. Todos nós tivemos antepassados nómadas, e partilhamos com eles (pelo menos alguns) genes que lhes permitiam sobreviver daquela forma estranhamente instável.

Chega-se o sol e o calor e a população muda-se para a praia.
Os "grandes" alugam o seu metro quadrado coberto por uns panos, montados com uns paus, ao qual chamam carinhosamente de barraca. Os putos constroem as suas próprias habitações em areia, levando consigo as pás, baldes e demais materiais de construção.

Durante duas semanas ali habitam, improvisando no mar uma latrina sempre limpa e fresca. A alimentação é normalmente providenciada com antecedência, e é acomodada no interior de recipientes com isolamento térmico apropriados para o efeito.

Passam-se dias e a vida é de uma qualidade inigualável... De barriga pro ar, em cima de uma toalha, compensam-se os restantes maus dias do ano.

Alguns dias depois, deixa-se o luxuoso metro quadrado à beira mar plantado e parte-se para a monótona vida na cidade ou no campo, até que um ano depois, lá se estará no mesmo local a "curtir" o que de melhor a vida tem.

0 comentários:

 
Original template by Exotic Mommie